domingo, 29 de setembro de 2013

Coluna Vitaminas Culturais - Jornal O Metropolitano 28/09/13




(Coluna Vitaminas Culturais do jornal O Metropolitano de 28/09/13)



Olá amigos,

            Hoje vamos falar um pouco sobre o minimalismo, esse movimento que percorreu esporadicamente todas as artes no decorrer do século XX e que procura utilizar “o mínimo” de elementos, procura utilizar elementos fundamentais para expressar-se como arte.  Esse movimento influenciou artes plásticas, música, design e literatura.
Vamos nos ater um pouco ao minimalismo na música, pois queremos muito falar e recomendar artistas sensacionais que utilizam o minimalismo como forma de expressão musical.
             O minimalismo na música tem como características fundamentais a repetição de acordes ou trechos, ritmos hipnóticos com tons sendo executados exaustivamente por algum tempo.
A beleza do minimalismo é essa , é de uma forma simples conseguir expressar-se, conseguir mostrar sua estética. A música eletrônica, diz a crítica especializada e até o baião utiliza-se constantemente de repetições com o mínimo de variação sonora para passar sua mensagem.
Quanto aos grandes mestres do minimalismo, os grandes expoentes são Philip Glass, Steve Reich, Arvo Part, Eric Stie, John Nimann...
Sem sombra de dúvidas, Philip Glass e Steve Reich, fazem um trabalho que se destaca entre todos os minimalistas.
O melhor então, é conhecermos as obras desses grandes mestres e perceber, ouvindo, o quão hipnótico e belo pode ser uma obra minimalista.
Alguns álbuns que gostaríamos de recomendar como obras máximas do minimalismo:

-- As horas – Trilha sonora de Philip Glass para o filme sensacional com Meryl Streep arrasando mais uma vez.
-- O Piano – Também trilha do filme de Philip Glass
-- Einstein no the Beach – um dos trabalhos mais aclamados de Philip Glass
-- Kundun – outra maravilhosa trilha de filme
-- Another look of the counterpoint – Steve Reich
-- Different Trains – Album sensacional de Steve Reich, juntamente com o Kronos Quartet
-- Daniel Variations – Outro trabalho sensacional de Steve Reich
-- Metidations por Cithare – Eric Satie
-- Tabula Rasa – Arvo Part

Como comentei outras vezes, você não pode passar por essa vida sem conhecer a obra desses maravilhosos músicos, artistas e criadores, o minimalismo vai te levar em uma viagem para dentro de você mesmo, isso óbviamente,  se você fizer como um bom audiófilo, separar um momento especial  só para você, com um pouco de silencio em sua casa ou sala de audição e deixar os mestres falarem por si, essa música é bela pela grandiosidade de sua simplicidade.

Bons sons e bom final de semana,

Altair Almeida

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que os álbuns do Kronos Quartet com as composições do Philip Glass são todos eles, obras primas, Alta. Inclui o John Cage, na lista? ele é perfeito, também ;)

Eliane