segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Zé Ramalho - 20 anos - Antologia Acústica








      Infelizmente a boa música brasileira anda escondida nos teatros e em alguns guetos. Dos inicio dos anos 2000 até agora o que realmente apareceu de realmente talentoso na musica brasileira? Responda sem pensar muito?
      Anos 50 tínhamos o samba canção com Emilinha Borba, Cauby Peixoto...
Final dos anos 50 surge a bossa nova, uma releitura do samba, com uma “bossa nova".
Nos anos  60 a bossa nova consolida-se e cede espaço para a Tropicália de Caetano e Gil com a postura transgressiva do “é proibido proibir”, vieram nessa safra Jorge Mautner, Bethânia, Gal, Novos Baianos... Época tambem dos festivais da Record, que trouxeram Elis, Edu Lobo, Jair Rodrigues...
Nos anos 70 todas as correntes se unem contra a ditadura em letras de protesto brilhantes e aparece o Clube da Esquina e todos os seus artistas com letras e músicas com uma ótica diferenciada, uma outra forma de compor letras e harmonias, por outro lado tínhamos Raul Seixa, Secos e Molhados, formando um amalgama musical hiper criativo.
Nos anos 80 ressurge o rock brasileiro que tinha sido semeado lá no final dos anos sessenta até meados dos anos 70 com na época Made in Brazil, Mutantes, Casa das Máquinas...
Nos anos 80 então, temos uma invasão do dito rock brasileiro, as gravadoras aproveitaram a onda e despejaram junto a bons grupos uma leva de inutilidades musicais, mas todos ficaram felizes pois todos ganharam muito dinheiro, então, vieram nessa onda Titãs, Capital, Legião, Zero, Kid Abelha, Paralamas ... Paralela a explosão do rock brasileiro, o rap surge no Brasil discreto e restrito aos guetos suburbanos, junto com o punk.
Nos anos 90 as duplas sertanejas explodem, Chico Science traz o Mangue-beat a cena, o pagode eletrônico explode,  juntamente com o axé.
Anos 2000, agora a pergunta, o que surgiu na musica brasileira? Requentamos Chico Buarque, uma ou outra do Gil, do Caetano, Roberto Carlos da as caras no final do ano e então? Surgiu o Lenine? Leila Pinheiro? Zélia Duncan? Quem mais?
As cantoras brasileiras atuais que me perdoem, tudo igual, cantam o igual, cantam o mesmo que ja foi cantado zilhões de vez e não apresentam nada de novo.

Essa pincelada na história da música brasileira é para mostrar que primeiro estamos na fase do obscurantismo da musica brasileira, infelizmente e se não fosse pelo Rap com Racionais, Criolo, Emicida, Rashid ou por justamente como Lenine, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Leila Pinheiro, Marisa Monte....estaríamos no precipício.
Esses artistas realmente fazem arte com A maiúsculo, mas para um Brasil, de uma variedade e criatividade musical incrível e inigualável, é muito pouco, não é?

Zé Ramalho lançou seu primeiro álbum em 1977, o álbum “Zé Ramalho”, foi um estouro com Avohai, Vila do Sossego, Chão de Giz e tantos outros sucessos. Alguns detalhes interessantes desse álbum, na época, foi o primeiro disco, álbum de estreia que vendeu mais de 100 mil cópias e foi disco de ouro. Segundo, interessante perceber na capa do álbum os dentes estragados de Zé Ramalho, um artista que estava lutando por seu espaço.

O álbum “Zé Ramalho – 20 anos Antologia Acústica”, de 1997, são 20 músicas de uma arranjo acústico perfeito, produção de Robertinho do Recife e o álbum conseguiu garimpar o melhor de Zé Ramalho feito até então.

Disco 1 temos: Avohai, Chão de Giz, Beira-mar, Vila do Sossego, Canção Agalopada, A terceira lâmina, Eternas ondas, Garoto de aluguel, Taxi Lunar (com Geraldo Azevedo e Alceu), Kryptonita.

Disco 2: Frevo mulher, Banquete de signos, Força verde, Admirável gado novo, Galope rasante, Bicho de 7 cabeças, Mulher nova bonita e carinhosa faz um homem gemer sem sentir dor, Pepitas de Fogo, Jardim das Acácias II, Batendo na porta do céu.

Há um cuidado muito especial com a arte do encarte, com todas as letras ali impressas para acompanharmos a poesia de Zé Ramalho.

Zé Ramalho deu uma contribuição enorme a musica brasileira, com arranjos diferenciados, extrema criatividade musical e letras riquíssimas, de uma poesia incrível. Esse álbum ouça e veja se ele não  tem que fazer parte de sua coleção?



Abraços do Alta.
































Nenhum comentário: